O Kyleena é um dos mais novos tipos de DIU, foi lançado em 2020 e logo se tornou uma super novidade do cenário ginecológico. Ele é uma boa opção para quem procura baixas doses hormonais, já que é o dispositivo intrauterino que libera a menor dose diária de levonorgestrel (um tipo de progesterona para agir no útero) entre os SIUs projetados para contracepção por até 5 anos ininterruptos, o Kyleena possui o menor formato em T e o tubo de inserção mais estreito.
O DIU hormonal tem 99% de eficácia, e pode tornar a menstruação mais leve ou até mesmo inibi-la completamente. Além da contracepção, o DIU Kyleena também pode ser indicado para as mulheres que sofrem de SUA (Sangramento Uterino Anormal) e para terapia hormonal, e não tem indicação de idade e paridade, podendo ser utilizado por qualquer mulher que desejar.
É importante ressaltar que a fertilidade retorna assim que o DIU é retirado da mulher, seu efeito dura apenas enquanto é utilizado. Das mulheres que já usaram o Kyleena, mais de 70% conseguiram engravidar nos primeiros 12 meses.
Veja abaixo as principais características do Kyleena:
✔ Ele é pequenininho, tendo dimensões menores do que os outros e sendo recomendado principalmente para adolescentes e mulheres com útero pequeno;
✔ O aplicador também é mais fino, o que facilita na hora da inserção;
✔ O anel é de prata, permitindo melhor visibilidade na ultrassonografia;
✔ Por ter menos hormônio, também causa menos efeitos colaterais. E isso não diminui a efetividade contraceptiva do dispositivo.
Antes de realizar a inserção do DIU Kyleena, é importante lembrar que alguns exames devem ser realizados para verificar se o organismo está saudável, se os órgãos reprodutivos estão normais e se não há a presença de nenhuma doença sexualmente transmissível (DST).