O DIU é rodeado por muitos mitos, dentre eles o de que pode prejudicar a fertilidade feminina.
Mas fiquem tranquilas! O dispositivo intrauterino é um dos mais eficazes quanto à segurança, contracepção, praticidade e duração. E não, não afeta a sua fertilidade.
Caso você use o DIU e queira retirá-lo para começar o planejamento da sua gravidez, basta apenas procurar seu médico para seguir as recomendações adequadas, sendo que, no próximo ciclo menstrual você já estará com o corpo preparado para iniciar a gestação.
A fertilidade retorna assim que a paciente retira o dispositivo, não alterando em nada sua saúde reprodutiva mesmo que ela tenha usado este método por longos anos.
No caso de DIU hormonal, é recomendado esperar de três a seis meses para que se tenha um endométrio, parte interna do útero em que o embrião se fixa, de melhor qualidade para a gestação.
Em alguns casos, a suplementação com ácido fólico pode ser recomendada por um especialista antes da retirada do DIU.
Este método contraceptivo é totalmente reversível, não trazendo nenhum malefício. Entretanto, os cuidados com a saúde íntima devem permanecer, já que, se houver qualquer infecção bacteriana, as dificuldades em engravidar e os perigos à saúde surgirão se este problema não for tratado corretamente, podendo até mesmo evoluir para uma doença inflamatória pélvica (DIP). Mas lembrando: não por causa do DIU, e sim por negligência à saúde íntima.
O DIU, por si só, não causa infertilidade e nem mesmo DIP, o que causa esses problemas são práticas sexuais não saudáveis. Use proteção!
Vale lembrar que o DIU pode ser retirado em qualquer momento, esta é uma escolha da mulher!